Compartilhe agora!

O contrabaixo acústico como conhecemos hoje é muito parecido com um violão. Mas na verdade o original é mais parecido com um violoncelo, que por sua vez é conhecido nos dias de hoje como contrabaixo clássico.

Contrabaixo acústico e clássico

O contrabaixo acústico em relação ao elétrico, produz um som grave com aplicação na região média onde o ouvido humano trabalha a maioria dos sons ambiente. É muito comum ver o acústico sendo utilizado em bandas de jazz e blues.

Amplificador

O baixo acústico não precisa de um amplificador para ser ouvido, no entanto se você for tocar junto com outros instrumentos o som poderá ser demasiado leve para ser ouvido. Mas claro que também pode ser ligado a um amplificador.

Outra vantagem de não precisar do amplificador é que você pode treinar em casa a vontade sem incomodar ninguém. Mesmo que tenha alguém dormindo no quarto ao lado, devido a suavidade do instrumento você será capaz de praticar seus exercícios, acordes, escalas, etc.

Como sempre, tudo depende do que você pretende fazer com o mesmo, tanto pode ser uma vantagem como desvantagem.

Tonalidade

A tonalidade produzida pelos dois tipos de baixos (contrabaixo elétrico e contrabaixo acústico) é muito diferente e  mais uma vez tudo depende do gosto pessoal de cada pessoa.

Há quem diga que é possível fazer tudo com um baixo elétrico, inclusive imitar o som de um acústico, mas isso simplesmente não é verdade. Porém é verdade que o elétrico é mais versátil.

Versátil

Um contrabaixo elétrico tem mais opções em relação ao estilos musicais quando comparado com um acústico que costuma ter apenas um tom dimensional. No entanto para alguns estilos musicais isso pode ser uma vantagem uma vez que reduz o impacto da mudança de estilo na música.

Que tal aprender contrabaixo sem sair de casa? Clique aqui!

Resumo:

Para concluir vamos rever os principais aspectos dos Contrabaixo Acústico :

  • Um som mais suave para o ouvido humano;
  • Não precisa de amplificador para ser ouvido;
  • Tonalidade única;

Como sempre, em relação a música não existe certo ou errado, mas sim o aspecto do gosto pessoal.

Segue abaixo uns exemplos de solos com um Contrabaixo Acústico.

Muito sucesso e navegue nas melodias da vida!



frase para contrabaico acustico