Compartilhe agora!

Você está pensando se deve ou não aprender contrabaixo ? Neste artigo vamos deixar 5 bons motivos para seguir em frente!

Posição única

Salvo muito raras exceções, não existem bandas com mais do um contrabaixista. O que não é o caso de outros instrumentos como violão e guitarra por exemplo.

Por isso você será o único a desempenhar essa função, o que te dará uma certa exclusividade na banda.

Conexão com o baterista

O contrabaixo e a bateria são instrumentos rítmicos, e por isso devem estar em conexão. Se cada um seguir numa direção diferente do outro, a música ficará uma bagunça.

Uma boa dica é aprenderem a tocar um pouco dos dois instrumentos, ou seja, o baixista aprender um pouco de bateria e vice-versa, dessa maneira ficará mais simples o diálogo entre os dois músicos.

O peso da música

Você irá influenciar diretamente o peso da música, é você quem escolhe se vai usar as notas e riffs mais pesados, claro que não convém impor nada para sua banda, mas buscar uma harmonia geral.

Número de cordas

Você não estará condenado a tocar sempre o mesmo estilo de contrabaixo, poderá sempre escolher entre 4 a 6 cordas para diferenciar seu estilo, e ainda entre contrabaixo elétrico e contrabaixo acústico.

Pedais de efeito

Você ja viu um guitarrista tocando com uns 20 pedais a volta dele? As vezes eles ficam até presos com tanta bagunça a sua volta.

No contrabaixo você não irá precisar disso, normalmente 2 ou 3 pedais já serão o sufiente para dar um extra em algumas músicas. E na verdade nem é algo obrigatório, existem muitos músicos que não gostam de tocar com efeitos. Depende sempre do gosto pessoal de cada músico.

Conclusão

Com certeza você deve aprender contrabaixo! É um instrumento muito bom, divertido e essencial para todos os estilos de música.

Se quiser aprender contrabaixo no conforto da sua casa, dê uma olhada nesse material super completo: Contrabaixo em casa.

Muito sucesso e navegue nas melodias da vida!

 

infografico 5 motivos aprender contrabaixo